... no meu infinito particular!!!

... no meu infinito particular!!!
"Não se preocupe com nada. Ore por tudo!"

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia de Iemanjá

Resolvi abrir um parêntese para falar sobre o dia 2 de fevereiro, considerado pelo candomblé, o dia de Iemanjá. Mas afinal, quem é Iemanjá? Segundo pesquisa (rápida mesmo, no google), YEMANJÁ é considerada mãe de todos os demais ORIXÁS OGUM, XANGÔ, OBÁ, OXOSSI e OXUM que nasceram de caso ilícito que teve com IFÁ. NANÃ como vimos, é mãe de OMULU e OXUMARÉ. YEMANJÁ, por sua vez, filha de OLODKUN, ORIXÁ masculino em BENIN, ou feminino em IFÉ, sempre do mar. No Brasil, é muito venerada, e seu culto tornou-se quase independente do CANDOMBLÉ. É representada como uma sereia de longos cabelos pretos. Você pode se ter mais noção ou profundidade através do link: http://www.mulhernatural.hpg.ig.com.br/trablux/iemanja.htm 


Pois é, Mãe de todos os Orixás! Como explicamos a devoção de alguns católicos, evangélicos, espíritas, agnósticos, ateus... cultuando uma Orixá? As pessoas fazem oferendas, agradecem, divulgam, comemoram, vão atrás daquela que é uma ORIXÁ e que faz parte de uma realidade, para uma determinada religião, por acreditar que é apenas a Mãe do Mar, sem se importar com o real motivo da comemoração do dia 02 de fevereiro para as pessoas que fazem parte daquela religião e o comemoram. Fazer por fazer é fácil, mas se aprofundar naquilo que acredita, é difícil, né? Antes de sairmos cultuando, de sairmos comemorando, porque não primeiro saber o verdadeiro motivo? Simples, usa o google. É uma festa bonita e admirada, assim como uma procissão de Ramos, por exemplo. Acho linda!!! É, procissão faz parte da minha religião, por isso, a sigo. Você não pode servir a dois Deus de uma mesma vez, até porque, o Deus mesmo, o nosso Senhor, é um só.


Hoje uma querida que é candomblecista, Clarinha, disse muito bem em seu twitter: (@Tem gente que é uma graça: reverencia Yemanjá, mas diz que Exú é o diabo! Vá entender! É tudo orixá, minha gente.. rsrs


Assinei embaixo afinal, não custa pensar...


bezosssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu espaço, volte sempre!!!

Meu cantinho

Tinha um blog no antigo Myspace do hotmail e me senti completamente abandonada quando tive que mudá-lo, já que nunca achei nenhum igual a ele... desisti, até que encontrei esse aqui e aos poucos, vou me identificando.
O interesse do blog é postar "desabafos", pensamentos, frases, posts que gosto e quero compartilhar. Hoje me encontro numa fase inspiradora e por isso, tanta atualização no blog, que se dependesse de mim, teria ainda mais. (rs)
Que você se perca ao entrar e não queira mais sair, desse espaço que é meu.
Pode entrar, fique á vontade. Ao sair, volte!
Bezos,
Vane