... no meu infinito particular!!!

... no meu infinito particular!!!
"Não se preocupe com nada. Ore por tudo!"

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O que é amar?

"Amar não é apoderar-se do outro para satisfazer-se; é o contrário, é dar-se ao outro para completá-lo"

Linda reflexão sobre o AMOR nos tempos de hoje. Afinal, O que é amar?

Esse texto me fez refletir uma frase que leio há tempos que rola muito na internet que fala que tem muita gente amando mal, mal amada... não me recordo exatamente como é, mas que quer dizer que as pessoas por não saberem o que é o amor, acabam doando menos do que tem, ou doando além e por não ter um retorno acha que o amor é quem é o “culpado” da história. É mesmo uma via de mão única! Para amar é preciso estar em sintonia, é preciso que o outro receba o amor que você tem a oferecer e te retribua com o amor que ele tem por você. Não tem como amar sozinho, isso é mal amar.

“Que pode uma criatura senão entre criaturas, amar?
Amar e esquecer?
Amar e malamar
Amar, desamar e amar
Sempre, e até de olhos vidrados, amar?”

Carlos Drummond de Andrade

Lembrei da primeira vez que eu ouvi um “eu te amo”... nossa, minhas pernas tremeram, meu coração disparou, uma mistura de sentimentos e confusão que a única resposta que soube dar, envolta a lágrimas foi: você tem certeza disso? Naquele momento, eu ainda não o amava, ou, não sabia amar. O sentimento estava à flor da pele, mas as três palavrinhas mágicas “eu te amo” sempre foram muito forte pra mim para que eu dissesse somente para agradar o outro, por capricho ou apenas por dizer, NUNCA! Então respondi que eu o adorava demais só que pra mim ainda era cedo saber o amor, e a resposta é que não havia problema, que ele esperaria por esse dia, pelo dia que fosse meu, mas que ele precisava expor a importância que eu havia tomado na vida dele e que aquele era o momento, alguns meses depois de um namoro que nasceu despretensiosamente, mas que em tão pouco tempo já dizia o motivo a que veio. E assim foi, não sei quantos meses depois daquela noite eu me senti “pronta”, mas o meu “eu te amo” veio como o dele, envolto de sensações e muitas, muitas lágrimas de quem descobria que ali, nascia o meu amor, o primeiro o último e o único porque não me acho capaz de amar alguém como o amo.

“Amar é uma decisão. E a decisão não é tomada apenas com o coração, empurrado pela sensibilidade. A decisão é tomada com a razão. Amar não é um ato intuitivo, mecânico, é uma decisão livre e consciente. É um ato da vontade, do querer. Para amar é preciso aceitar 'perder-se', esquecer-se, não voltar a si mesmo. É claro que a sensibilidade ajuda você sair de si mesmo, mas ela não é suficiente para levá-lo a amar. A admiração pelo outro, a afeição, empurram você para ele, mas isto ainda não é amor. Lembre-se, o amor é como uma via de mão única, que sai de você e vai até o outro.”

Nesse texto eu me encontrei... longo, profundo mas com tanta realidade nas palavras que não tem como não terminar de ler. Para mim, amar é tudo o que está no texto só não esquecendo que para amar o outro primeiro é preciso se amar. Para que o outro te admire, primeiro você precisa se admirar, assim o amor ficará mais seguro e consistente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu espaço, volte sempre!!!

Meu cantinho

Tinha um blog no antigo Myspace do hotmail e me senti completamente abandonada quando tive que mudá-lo, já que nunca achei nenhum igual a ele... desisti, até que encontrei esse aqui e aos poucos, vou me identificando.
O interesse do blog é postar "desabafos", pensamentos, frases, posts que gosto e quero compartilhar. Hoje me encontro numa fase inspiradora e por isso, tanta atualização no blog, que se dependesse de mim, teria ainda mais. (rs)
Que você se perca ao entrar e não queira mais sair, desse espaço que é meu.
Pode entrar, fique á vontade. Ao sair, volte!
Bezos,
Vane